Pular para o conteúdo principal

[MYSQL] USANDO INNER JOIN

Hoje vou mostrar um exemplo de como usar o INNER JOIN no banco MySQL.

Para que você possa entender o uso do INNER JOIN, imagine que você tem um sistema de controle de salas,e no seu BD tem 3 tabelas:


1º Tabela (tb_sala) - Tabela com 3 campos (ID_SALA, SALA, DESCRICAO)
2ª Tabela (tb_departamento) - Tabela com 2 campos (ID_DEPARTAMENTO, DEPARTAMENTO)
3ª Tabela (tb_movimento) - Tabela com 5 campos (ID_MOVIMENTO, ID_SALA[FOREIGN KEY], ID_DEPARTAMENTO[FOREIGN KEY], EVENTO, SOLICITANTE)

Imaginemos então que você desenvolveu seu sistema e na hora de dar um SELECT na TB_MOVIMENTO o valor do campo ID_SALA aparece um numero e o valor do campo ID_DEPARTAMENTO também aparece um numero, ou seja, o usuario do ssietam não saberá que numero é aquela sala e nem que numero é aquele departamento, o que fazer então? Simples, usar o INNER JOIN no seu SELECT.

Veja na imagem abaixo um exemplo na prática do INNER JOIN sendo utilizado, perceba que no resultado ao invés de trazer o código ID_SALA e o código ID_DEPARTAMENTO, o resultado traz o NOME do DEPARTAMENTO e o NOME da SALA.

IMAGEM DO SELECT SEM INNER JOIN


IMAGEM DO SELECT COM INNER JOIN


Vou dar um breve explicação do SELECT:

//Linha onde informo os campos que quero que sejam mostrados no resultado da minha consulta
SELECT ID_MOVIMENTO, SALA, DEPARTAMENTO, SOLICITANTE, EVENTO

//Linha onde informo a tabela que receberá os campos que estou unindo a ela (ou seja, onde estou fazendo o INNER JOIN)
FROM TB_MOVIMENTO

//Linha onde informo qual campo da tabela movimento deverá ser comparado com o campo da tabela departamento ou seja, se o valor do id_departamento da tabela movimento for igual ao id_departamento da tabela departamento é esse registro que quero juntar na tabela movimento
INNER JOIN TB_DEPARTAMENTO ON TB_MOVIMENTO.id_departamento=TB_DEPARTAMENTO.id_departamento

//Faço a mesma verificação que é feita acimá só que desta vez na tabela sala
INNER JOIN TB_SALA ON TB_MOVIMENTO.id_sala=TB_SALA.id_sala

//Linha de Where normal, onde informo qual registro estou procurando
WHERE TB_MOVIMENTO.id_departamento=1

Espero poder ter ajudado, até a próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USANDO CLASSES NO ASP.NET

Hoje estarei mostrando como criar uma classe e utilizar suas funções, parece meio complicado, mas é simples, e não existe segredo. Primeiro iniciaremos um novo projeto, de nome usando classes, o nome fica a seu critério, e em seguida vamos acrescentar a esse projeto, um TEXTBOX, BUTTON e um LABEL, essa será a pagina que fará a chamada da função que criaremos dentro da classe.

PREPARE-SE PARA O PROTOCOLO IPV6

PREPARE-SE PARA O PROTOCOLO IPV6. Olá amigos, estava eu navegando a alguns dias atras, quando me deparei com uma noticia sobre o termino do estoque de IP's , então lembrei de outra noticia q tinha lido na Internet sobre um novo tipo de protocolo IP, que seria o IPV6, mas na época não dei muita importância, claro q como sou de T.I. e sempre que sai algo novo nessa área, como qualquer outro profissional dela, acabei lendo para saber do que se tratava, pois é, acho que assim como eu, vocês que também trabalham na área hoje deveriam procurar saber mais informações sobre o assunto, afinal de contas, depois da noticia de termino do estoque de IP, só nos resta saber como usar esse novo tipo de IP.